top of page
  • davigolilis

Kurz: A UE deve mostrar "linhas vermelhas" claras a Erdogan

O chanceler austríaco Sebastian Kurz exortou a UE a mostrar sua força e se opor ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan.


Em uma entrevista coletiva antes de uma reunião de líderes europeus em Bruxelas, Sebastian Kurz pediu à UE que traçasse "linhas vermelhas" claras para o presidente Erdogan, o que incluiria sanções.


Os 27 líderes da União Europeia se reúnem hoje em Bruxelas para encontrar maneiras de diminuir as tensões entre a Turquia e os membros do bloco grego e a administração cipriota grega sobre as atividades de exploração de gás na região do Mediterrâneo Oriental.


A Turquia apelou frequentemente à UE para que adoptasse uma posição justa sobre o litígio e se abstivesse de favorecer a Grécia sob o pretexto da solidariedade da UE.


Antes da cúpula, o presidente Erdogan enviou uma carta aos líderes do bloco, reiterando o apelo de Ancara ao diálogo com a Grécia em meio às tensões na região.


Os líderes da UE também tentarão romper o impasse sobre a Bielo-Rússia, resolvendo o impasse com a Turquia, que expôs a paralisia no processo de decisão do bloco.


Em uma declaração, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, pediu a redução da escalada no Mediterrâneo Oriental, mas também alertou que a UE preparou meios para responder a uma possível nova crise.


“Existem duas possibilidades, ou as tensões aumentam, o que não queremos, ou há uma diminuição e caminhamos para uma relação construtiva, é isso que queremos”, afirmou.


O Governo da Albânia esclareceu a agenda da reunião dos dois governos, o albanês e o kosovar, que terá lugar amanhã em Tirana.


A reunião conjunta dos governos está prevista para começar às 11h30.


Leia também:


AGENDA DA REUNIÃO DOS DOIS GOVERNOS DA REPÚBLICA DA ALBÂNIA E DA REPÚBLICA DO KOSOVO:


11h00 - Chegada da delegação da República do Kosovo em frente ao Palácio de Congressos (Local: Palácio de Congressos)


11.15 - Chegada do Sh.T. Avdullah Hoti, Primeiro Ministro da República do Kosovo na Avenida Dëshmorët e Kombit


11h30 - Abertura da sessão plenária da reunião dos dois Governos Albânia-Kosovo (Local: Sala Principal, Palácio dos Congressos)


Discurso do Sr. Edi Rama, Primeiro Ministro da Albânia


Discurso de Sh.T. Avdullah Hoti, Primeiro Ministro da República do Kosovo


Discursos curtos de membros de ambos os gabinetes para apresentar os principais problemas e assinar acordos


Sr. Edi Rama, Primeiro Ministro da Albânia encerra a sessão plenária


12h45 - Cerimônia de Assinatura do Acordo Intergovernamental

(Local: Salão Nobre, Palácio dos Congressos)


13h00 - Conferência de imprensa conjunta dos dois primeiros-ministros

(Local: Salão Principal, Palácio de Congressos)


13h30 - Foto compartilhada (Local: Salão Principal, Palácio de Congressos).


Durante o dia de hoje, uma ação da Polícia do Kosovo continuou em relação ao caso 'Karacheva', onde 22 pessoas foram detidas.


A ação foi uma continuação da operação de 18 de setembro, em que a Polícia de Kosovo prendeu 37 pessoas relacionadas ao caso.


O anúncio foi feito pelo Ministério Público Básico de Gjilan, indicando que também foram apreendidas provas que servirão em procedimentos criminais posteriores.


“Durante a execução das ordens de fiscalização, em 11 localidades vinculadas a entidades econômicas e 17 localidades vinculadas a pessoas físicas, foi apreendida uma quantidade significativa de gado, armas, itens e alimentos nocivos, instrumentos que têm servido para a prática de crimes, bem como outras provas que servirão em processos penais posteriores. ”, consta da notificação do Ministério Público.


Também foi sugerido que a Polícia do Kosovo continuará as investigações e ações relacionadas com a Operação 'Karacheva'.


Este é o aviso completo da Promotoria:


O Ministério Público de Gjilan deu uma conferência de imprensa sobre a ação realizada hoje, em cooperação e coordenação com a Polícia do Kosovo, a Inspeção da Polícia do Kosovo e outras agências de aplicação da lei, em algumas regiões do Kosovo, incluindo a região de Gjilan , Ferizaj, Prizren, Podujeva, Peja, Suhareka e Viti.


Essa ação deu continuidade à operação realizada em 18 de setembro de 2020, na área de Karacheva e outras regiões, que resultou em 37 detidos.


A operação de hoje foi realizada devido a suspeitas baseadas em atividades criminosas nos locais acima mencionados, incluindo contrabando de mercadorias, colocação no mercado de alimentos nocivos, compra, aceitação ou ocultação de itens obtidos com a prática de uma infração penal e organização de esquemas de pirâmide e jogo ilegal.


Como resultado da ação de hoje, foram detidos um total de 22 suspeitos, por um período de 48 horas, que são suspeitos de envolvimento em atividades criminosas, contra os quais serão solicitadas medidas dentro do prazo legal para garantir os réus em processo penal, de Tribunal competente em Gjilan.


Durante a execução dos mandados de busca e apreensão, em 11 localidades vinculadas a entidades econômicas e 17 localidades vinculadas a pessoas físicas, foi apreendida considerável quantidade de gado, armas, itens e alimentos nocivos, instrumentos que têm servido para a prática de atos criminosos, como e outras evidências que servirão em procedimentos criminais posteriores.


Visto que o número de pessoas detidas desde o início desta ação foi para 59;


O Ministério Público de Gjilan, em coordenação e cooperação com a Polícia do Kosovo e a Inspeção da Polícia do Kosovo, continuará a empreender todas as ações de investigação necessárias relacionadas com o caso.


A Itália registrou 2.548 casos de coronavírus no período de 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde do país.


A península teve 24 novas mortes relacionadas ao coronavírus durante o período de um dia, anunciado entre outras coisas as autoridades de saúde italianas, escreve la Republicca, relatórios lajmi.net.


Assim, o número total de mortes por complicações causadas pela doença de Covid-19 aumentou para 35.918 na Itália.


Esse é considerado o maior aumento de casos com o vírus corona, desde 29 de abril.


No norte da Macedônia, na quinta-feira, 4 pessoas morreram de coronavírus e 162 foram infectadas ao testar 1.350 amostras. Segundo o relatório publicado, as vítimas são três pessoas de Skopje, com 55, 80 e 81 anos, e outra de Stip, com 81 anos.


O número total de vítimas atingiu 743. Em relação aos infectados, foram registados mais casos em Skopje 75, em Kumanovo 14, Tetovo 13, Kocani 12 enquanto em outras 17 cidades o número de infectados é menor.


O Ministério da Saúde anunciou que mais de 200 pessoas com COVID-19 estão recebendo terapia com suas células-tronco, que segundo os médicos da Clínica de Hematologia e Doenças Infecciosas estão dando resultados na melhoria do seu estado de saúde.


O Instituto de Saúde Pública cadastrou nesta quinta-feira 109 pessoas curadas.


O número total de pessoas diagnosticadas com COVID-19 no norte da Macedônia atingiu 18.138, das quais 15.068 pessoas se recuperaram, 2.327 casos ainda estão ativos.


As lideranças do Ministério da Saúde pedem a observância de medidas de proteção, como uso de máscaras, distância física e lavagem das mãos.


O ministério também apelou a cuidados especiais, agora que o novo ano letivo começou oficialmente, exortando os pais a não se reunirem na frente das escolas quando enviarem os filhos à escola.

4 visualizações0 comentário
bottom of page