top of page
  • davigolilis

Hoti fiscaliza o trabalho do investidor estratégico durante a transferência de turbinas para energia

O Primeiro-Ministro do Kosovo, Avdullah Hoti em conjunto com o Ministro da Infra-Estrutura, Arban Abrashi inspeccionaram na auto-estrada "Ibrahim Rugova", a transferência de turbinas para energias renováveis, que será instalada amanhã em Shala de Bajgora.


Este projeto foi considerado estratégico, pois servirá para um fornecimento estável de energia elétrica.


O primeiro-ministro Avdullah Hoti disse que este investidor tem o estatuto de investidor estratégico no Kosovo.



“Este investidor tem o estatuto de investidor estratégico no Kosovo, é um dos maiores investidores num sector estratégico para o Kosovo na produção de 105 megawatts de electricidade. Com um investimento de 187 milhões de euros, sendo 50 milhões de euros do BERD. Paramos acidentalmente hoje sem ver essa coisa específica de carregar materiais e trombetas. Acredito que em breve estaremos em Shala de Bajgora para ver como são feitos os investimentos e contribuir para um fornecimento estável de energia ”, disse.


Já o ministro Arban Abrashi disse que este investimento está na primeira fase de implementação.



“Hoje paramos de ver este grande investimento que ultrapassa os 150 milhões de euros. Agora é mais ou menos a primeira etapa de implementação do comportamento das turbinas. “Um projeto que continua até os aviões no próximo ano”, disse.


O director do denominado Gabinete do Kosovo no Governo da Sérvia, Marko ururiiq, afirmou que “é impossível imaginar qualquer progresso substancial no diálogo (entre o Kosovo e a Sérvia) até que seja formada a Associação dos Municípios da Sérvia com todas as competências acordadas”.


Disse que a formação da Associação é "uma obrigação de Pristina".


Djuric acusou o primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, de "zombar da União Europeia e de Belgrado, afirmando que o tema da Associação dos Municípios da Sérvia é fechado para ele".


“O diálogo entre Belgrado e Pristina é único no fato de que uma das partes nem mesmo precisa se justificar por não ter implementado o acordo e, portanto, não sofre sanções dos mediadores do diálogo”, disse Djuric.


"Não se pode confiar em Pristina e as provocações de Hoti não devem ficar sem resposta pela União Europeia", frisou.


O primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, afirmou em 24 de setembro que no diálogo com a Sérvia não vai discutir a Associação de Municípios de maioria sérvia, porque esse acordo foi concluído em 2013.


A reunião a nível de peritos da Sérvia e do Kosovo, marcada para 28 de setembro em Bruxelas, foi cancelada.


Antes de anunciar que a reunião estava sendo cancelada "devido ao aumento da cautela em relação ao COVID-19", o Enviado Especial da UE para o Diálogo Kosovo-Sérvia, Miroslav Lajç njoftk, anunciou que a questão da Associação não seria na ordem do dia porque "um partido ainda não estava pronto para discussão."


A questão da associação é atualmente um obstáculo ao diálogo entre a Sérvia e o Kosovo.


A parte sérvia insiste que a continuação do diálogo ao mais alto nível político depende da disponibilidade de Pristina para iniciar a implementação do acordo, enquanto a parte do Kosovo considera que a discussão é desnecessária.


O acordo sobre a formação da Associação dos Municípios da Sérvia foi alcançado em 2013. As autoridades do Kosovo ainda não começaram a aplicar este acordo.


O Tribunal Constitucional, no seu acórdão proferido em dezembro de 2015, afirmou que o Acordo de Associação nos seus 23 pontos não está em conformidade com a Constituição do Kosovo e que o ato jurídico do Governo da República do Kosovo e o estatuto que aplica os princípios, para de acordo com o espírito da Constituição, deve cumprir as normas constitucionais.


O Tribunal Básico de Prishtina impôs a medida de detenção contra o inspetor de construção do município de Prishtina, Gafurr Rexha, por ter cometido o delito penal 'Aceitar suborno'.


O Tribunal Básico de Prishtina aprovou o pedido do Ministério Público Básico de Prishtina para impor uma medida de detenção de um mês ao réu Gafurr Rexha devido ao crime de aceitar suborno.


De acordo com a notificação, o juiz provisório confirmou que há uma suspeita fundamentada de que Gafurr Rexha cometeu o crime e há circunstâncias que indicam o risco de que, se ele for libertado, ele possa escapar para evitar responsabilidade criminal e prevenir o curso do processo penal, ocultando ou alterando as provas da infração penal.


A parte tem direito a esta decisão no Tribunal de Recursos do Kosovo.


O Ministério da Educação e Ciência e a "Volontari nel Mondo - Aliança para o Desenvolvimento da Educação Pré-escolar no Kosovo" assinaram um acordo de cooperação que visa aumentar a qualidade dos serviços educacionais prestados por jardins de infância públicos, privados e comunitários no Kosovo.


Este projeto apoia a implementação do Plano Estratégico para o Sector da Educação no Kosovo, no domínio da educação infantil.


Por ocasião da assinatura deste acordo, o ministro da Educação e Ciência, Ramë Likaj, disse que este projecto vai ter três anos e que vale cerca de 1 milhão de euros.


“A educação e criação precoce dessas crianças e sua inclusão em jardins de infância e escolas pré-primárias afetam não apenas seu desenvolvimento e carreira, mas também seu comportamento na sociedade. Como Governo do Kosovo, temos uma das prioridades da educação pré-escolar, mas até agora não temos feito o suficiente para apoiar este sistema de ensino e, apesar dos cortes orçamentais que temos como Governo, estamos a tornar impossível aumentar a inclusão de crianças na educação pré-escolar, pois temos um dos mais baixos da Europa. “O projecto de que estamos a falar tem três anos e vale cerca de 1 milhão de euros e assenta em três componentes”, disse.


Entretanto, o Embaixador da Itália no Kosovo, Nicola Orlando, disse que este projecto é um investimento para o futuro do Kosovo e um investimento para as boas relações entre o Kosovo e a Itália.



“Tem a ver com as crianças da rede de educação pré-escolar, quando se sabe que a maior capital de um país são seus filhos, são as novas gerações que vêm, então é extremamente importante um investimento nessa vertente. É um investimento para o futuro do Kosovo, um investimento para as boas relações entre os nossos dois países. A Agência Italiana para a Cooperação Internacional sempre manteve um lugar especial para o Kosovo e hoje regressa com este projecto que é um investimento muito importante para o futuro do país. “É muito importante que a ONG RTM, que faz parte da sociedade civil, tenha um contacto estreito com a sociedade civil do Kosovo e leve às crianças um projecto muito importante para o seu futuro”, afirmou.


A coordenadora do “Volontari nel Mondo”, Federica Arezzi, mostrou quais são os pilares do projeto, ao mesmo tempo em que ressalta que é um projeto importante porque vê as crianças como sujeitos que têm direito ao seu futuro.


“É um projeto muito importante porque vê as crianças como sujeitos que têm direito ao seu futuro para o seu desenvolvimento. Os pilares do projecto são três, o primeiro é o aumento de competências, troca de experiências, curso de formação, mesmo a distância, fornecimento de material pedagógico, didáctico e também a criação de um programa de informação para crianças em cooperação com a Faculdade de Educação. O segundo pilar fornece, portanto, assistência técnica e financeira a 15 escolas, a fim de desenvolver projetos educacionais piloto, inspirados na abordagem de Reggio Emilia de alguns dos temas que estão na base da abordagem. O espaço educativo é considerado o terceiro educador, ou seja, os espaços certos para a formação dessas crianças. “O quarto pilar é um projeto de formação de diretores de escolas”, afirmou.


Através da implementação deste projeto, PEDAKOS coloca à disposição do Kosovo uma excelência italiana mundialmente reconhecida no setor da educação: Reggio Emilia Approach (REA), que é uma abordagem educacional nascida e desenvolvida nos jardins de infância de Reggio Emilia na Itália, em que hoje mais de 35 países do mundo estão inspirados e praticam esta abordagem.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kurz: A UE deve mostrar "linhas vermelhas" claras a Erdogan

O chanceler austríaco Sebastian Kurz exortou a UE a mostrar sua força e se opor ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan. Em uma entrevista coletiva antes de uma reunião de líderes europeus em Bruxela

bottom of page